Risco de Aedes aegypti atinge metade das cidades brasileiras mesmo com queda nos casos de dengue

Risco de Aedes aegypti atinge metade das cidades brasileiras mesmo com queda nos casos de dengue

Saúde

O cenário epidemiológico brasileiro apresenta um contraste preocupante. Embora os números de infecções por arboviroses tenham registrado uma queda expressiva em 2026, o 2º ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) revela que o perigo permanece latente. Segundo dados do governo federal, 49,2% dos 3.732 municípios que enviaram informações ao Ministério da Saúde encontram-se em situação de alerta ou risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O levantamento, realizado entre maio e agosto, funciona como um termômetro para as autoridades sanitárias. Ele permite que estados e prefeituras identifiquem onde o vetor está mais concentrado e quais tipos de criadouros predominam em cada região, permitindo uma resposta mais ágil antes do aumento das temperaturas no verão, período crítico para a reprodução do inseto.

Queda expressiva nos casos de arboviroses

Apesar da alta infestação detectada pelo LIRAa, o país vive um momento de alívio nas estatísticas de saúde pública. Até o dia 26 de setembro, o Brasil contabilizou 470,5 mil casos prováveis de dengue, uma redução de aproximadamente 70% em comparação ao mesmo período de 2025, quando o volume alcançou 1,5 milhão de registros.

A tendência de queda também se reflete em outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A chikungunya apresentou uma diminuição de 43% nos casos notificados, enquanto a zika registrou uma queda de 35%. Especialistas apontam que, embora os números sejam positivos, a vigilância não pode ser relaxada, especialmente com a influência do fenômeno climático El Niño, que altera padrões de chuva e temperatura, criando condições favoráveis para o mosquito.

Mapeamento dos focos de infestação

O estudo detalha que a maioria dos focos do mosquito ainda está concentrada em ambientes domésticos. Cerca de 42,3% dos criadouros identificados estão em vasos e pratos de plantas, garrafas e pequenos recipientes de uso cotidiano. Reservatórios de água, como caixas d’água e cisternas, respondem por 26,1% dos focos, enquanto pneus e resíduos sólidos, como latas e entulhos, somam 23%.

A distribuição geográfica desses focos também apresenta particularidades. Enquanto no Norte do país a predominância é de criadouros em pneus e lixo, no Nordeste o maior desafio está nos reservatórios de armazenamento de água. Já nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o foco principal continua sendo o acúmulo de água em recipientes domésticos, como pratos de plantas e garrafas.

Estratégias de combate e novas tecnologias

Para enfrentar o risco, o Ministério da Saúde tem intensificado o uso de tecnologias e o treinamento de pessoal. A meta é formar mais de 300 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) até o final de 2026, reforçando o trabalho de campo realizado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Entre as estratégias adotadas estão o uso de ovitrampas para mapeamento de ovos, a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes) em locais estratégicos e o método Wolbachia, que utiliza uma bactéria para impedir que o mosquito transmita vírus.

A participação da sociedade civil é considerada o pilar fundamental para o sucesso dessas ações. O governo reforça que a eliminação de água parada em calhas, ralos, caixas d’água e vasos de plantas continua sendo a medida mais eficaz para evitar surtos. Informações detalhadas sobre o monitoramento podem ser consultadas no portal oficial da Agência Brasil.

O Diário Global segue acompanhando de perto os desdobramentos das políticas de saúde pública e o impacto das condições climáticas no bem-estar da população. Continue conosco para se manter informado sobre os temas que afetam o seu cotidiano com a precisão e a credibilidade que você exige.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *