Um estudo desenvolvido pela Sociedade Americana de Nutrição revelou resultados surpreendentes: o consumo diário de feijão melhora a saúde do coração e do metabolismo. Os principais achados estão relacionados ao consumo de grão-de-bico e feijão preto.
A pesquisa demonstrou que o consumo de grão-de-bico melhora os níveis de colesterol. A média do grupo que consumiu o alimento diariamente por 12 semanas caiu de 200,4 mg/dL para 185,8 mg/dL.
Já com o feijão preto, os cientistas descobriram que esse grão reduz a inflamação. O nível médio da citocina pró-inflamatória, um marcador de inflamação, diminuiu significativamente de 2,57 pg/mL para 1,88 pg/mL após 12 semanas no grupo que consumiu feijão preto.
O estudo foi realizado durante 12 semanas com a participação de 72 pessoas pré-diabéticas. Elas foram designadas aleatoriamente para consumir uma xícara de feijão, grão-de-bico ou arroz diariamente durante esse período.
Apesar de o público-alvo da pesquisa ser pré-diabético, não foram observadas mudanças significativas nos níveis de glicose nos grupos que consumiram feijão.
Os pesquisadores sugerem substituir opções menos saudáveis por feijão (enlatado, seco ou congelado), mas com atenção a ingredientes adicionais como sal ou açúcar. Existem muitas maneiras de incluir feijões na dieta, como em sopas, saladas ou combinados com outros grãos.
Fonte: Correio Braziliense.
